frutas que cachorro pode comer (e as que não pode)
Cuidar da alimentação do nosso amigo de quatro patas vai muito além de escolher a ração ideal. Uma forma divertida e saudável de mimar seu cachorro é oferecer frutas! Elas são uma excelente fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes. Porém, é preciso estar atento a quais delas podem ser oferecidas sem risco. Neste artigo, vamos explorar as frutas deliciosas que podem alegrar o dia do seu peludinho e aquelas que, infelizmente, são tabus quando se trata do cardápio canino. Vamos lá?
Frutas Deliciosas para Cachorros: O Que Oferecer com Alegria!
Quando se trata de frutas que os cachorros podem comer, a lista é bem saborosa! Começamos com a maçã, um clássico! Cheia de fibras e com baixo teor calórico, a maçã é uma excelente escolha. Lembre-se sempre de retirar as sementes e o caroço, pois eles podem ser prejudiciais. Uma fatia de maçã bem oferecida pode fazer o seu cãozinho abanar o rabo de felicidade!
Outra fruta que vai conquistar o coração do seu amigo canino é a banana. Rica em potássio e com um sabor adocicado, a banana é um petisco que proporciona energia para os passeios ao ar livre. Corte em rodelas ou ofereça um pedacinho e veja a alegria do seu companheiro! Mas atenção: tudo com moderação, viu? Uma banana por semana é o ideal para não sobrecarregar a barriguinha do seu peludo.
E que tal refrescar o calor do seu amigo com uma deliciosa fatia de melancia? Além de ser extremamente hidratante, a melancia é repleta de vitaminas A e C. Todo mundo ama este fruto suculento, e os cachorros também! Retire as sementes e faça pequenos cubos. Serão um sucesso em dias quentes! Com essas opções, você garante uma alimentação equilibrada e cheia de sabor!
Cuidado! Frutas Proibidas para os Peludinhos de Estimação!
Mas nem tudo que é frutinha é bonitinho para os nossos cães. A uva, por exemplo, é uma das frutas mais perigosas que existem para os cães e pode causar sérios problemas renais. Apesar do sabor doce e irresistível que elas têm, é melhor manter essa fruta bem longe do seu peludo. Se achar que ele ingeriu algumas uvas, procure um veterinário imediatamente!
Outra fruta que causa polêmica são as cerejas. Embora possam parecer inofensivas, as cerejas contêm um caroço que pode causar obstruções intestinais nos cães. Além disso, as folhas e os caroços possuem substâncias tóxicas. O que poderia ser um mimo, com um risco escondido, definitivamente não vale a pena. Portanto, é bom evitar as cerejas e optar por frutas mais seguras.
Por fim, não podemos esquecer do abacate. Um alimento nutritivo para nós, mas que possui uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para os cães. Mesmo que eles pareçam gostar do sabor cremoso do abacate, é melhor passar longe. Fique atento: o cuidado deve ser o mesmo com as frutas e alimentos que você não pode oferecer. A saúde do seu companheiro sempre deve estar em primeiro lugar!
Agora que você está por dentro das frutas que seu peludo pode comer – e das que devem ficar de fora – está na hora de fazer uma festinha de frutas em casa! Inovar na alimentação do seu cachorro é uma forma de mostrar o quanto você se importa e também de tornar a hora do lanche muito mais divertida. Lembre-se de sempre introduzir novos alimentos de forma gradual e observar possíveis reações. Depois, é só aproveitar esse momento especial com seu melhor amigo, lado a lado e, claro, com um rabo abanando! 🐶🍉🍌🍏